Warning: Creating default object from empty value in /home/ricardo/public_html/wp-content/themes/news.0.2/library/extensions/entry-views.php on line 86
Unidade estadual lembra datas importantes do calendário da saúde

Imprimir Shortlink

Unidade estadual lembra datas importantes do calendário da saúde

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), assim como o IMIP e todas as suas unidades gerenciadas, atua na assistência, ensino, pesquisa e também na prevenção, buscando contribuir assim com a saúde integral dos usuários e a promoção de uma melhor qualidade de vida da população.

Em datas especiais relacionadas à saúde, por exemplo, a Unidade busca prestar serviço ao seu público através da informação. Nesse 11 de outubro, o calendário lembra o Dia do Deficiente Físico e o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Para celebrar, a UPAE ressalta a sua política de acessibilidade e dá dicas importantes para prevenção do acúmulo excessivo de gordura corporal que pode levar a muitas doenças.

Com relação à garantia dos direitos dos deficientes, a coordenadora geral da Unidade, Ana Beatriz Mota Aguiar, ressalta: “A UPAE respeita a política de acessibilidade e procurar se adequar, sempre que possível, às necessidades levantadas pelo segmento. Nós temos desde rampa de acessibilidade, vagas de estacionamento exclusivas, sinalização horizontal e vertical, banheiros adaptados e cadeiras identificadas à intérprete de libras, atenção à saúde e atividades do serviço social”.

No momento, o IMIP inclusive está selecionando pessoas com deficiência para o seu quadro funcional. Mais informações sobre este assunto no link: http://www1.imip.org.br/imip/noticias/imip-esta-selecionando-pessoas-com-deficiencia.html.

Já com relação à prevenção da obesidade, a coordenação médica destaca que esse é também um problema de saúde pública, já que no Brasil cerca de 50% da população está com excesso de peso e 15% são considerados obesos. “Partimos do princípio que o combate à obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário e a alimentação desregrada são os principais responsáveis pelo aumento das pessoas obesas, em todas as faixas etárias”, considera o responsável pelo setor, Elson Marques.

As consequências do excesso de peso vão bem além dos problemas estéticos. A obesidade é fator de risco para inúmeras doenças, tais como: pressão alta, diabetes, colesterol alterado, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, cálculo na vesícula biliar, artrose nos joelhos e coluna, dentre outras.

Para evitar problemas de saúde como estes, seguem algumas dicas do IMIP Pernambuco: faça de 5 a 6 refeições por dia, com intervalo de 3 a 4 horas; adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras; evite comer frituras, massas, pães e doces em excesso; diga não aos alimentos processados e fast food; troque o refrigerante por suco de fruta natural ou água; pratique 30 minutos de exercício físico de 4 a 5 vezes por semana; evite comer sentado em frente a TV ou computador; utilize mais vezes a escada, ao invés do elevador; reduza o tamanho das porções dos alimentos; e não faça compras de alimentos nos supermercados antes das refeições.

“Adote hábitos de vida saudáveis, respeite sempre o direito do outro, procure engajar-se socialmente, faça visitas anuais ao médico da sua confiança, cuide do corpo e da mente. Caso tenha algum problema de saúde inesperado procure o posto de saúde do seu bairro ou algum serviço de urgência e emergência, como o da nossa UPA 24h”, orienta o coordenador médico.

Blog do Banana

Deixe um Comentário

*