Warning: Creating default object from empty value in /home/ricardo/public_html/wp-content/themes/news.0.2/library/extensions/entry-views.php on line 86
Nova edição da Revista Gestão Pública PE já está no ar


Imprimir Shortlink

Nova edição da Revista Gestão Pública PE já está no ar

Já está no ar a 16ª edição da Revista Gestão Pública PE. O artigo de capa, de autoria do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Paulo Salgado, traz uma reflexão sobre como a inteligência computacional pode ser utilizada na fiscalização do gasto público no Brasil. A Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em 2011, fez com que órgãos públicos em geral passassem a disponibilizar ferramentas na internet para divulgar como o dinheiro está sendo gasto, mas da forma como o conteúdo é apresentado o contribuinte não consegue fiscalizar os gastos adequadamente. Iniciativas como o projeto cooperativo “Serenata de Amor”, por outro lado, indicam que as contas públicas podem, enfim, ter uma fiscalização mais efetiva.

Na seção Entrevista, o consultor em gestão, criatividade e inovação Gart Capote também fala de inovação, desta vez através da modernização do serviço público. O gerenciamento de processo de negócios (ou BPM, sigla para Business Process Management) seria um dos caminhos que podem levar à eliminação ou pelo menos à redução da burocracia nos serviços públicos. “Chega de viver cultuando um pensamento ‘público’ anacrônico”, diz Capote. Segundo ele, é o profissional, verdadeiro servidor público, quem pode operacionalizar e orientar essa mudança.

A “mudança” necessária ao setor público também é abordada em outro artigo. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), Maurício Cruz, traz o tema da investigação apreciativa como um novo olhar sobre a mudança na condução do processo de planejamento estratégico. Um olhar que vai além da tradicional análise de SWOT para a construção de cenários e priorização dos objetivos estratégicos de uma organização, focando nos pontos positivos para o melhor aproveitamento de oportunidades. Mudança que também passa, obrigatoriamente, pelas pessoas.

A nova edição traz muitos outros conteúdos, como os frutos de uma parceria do Instituto de Gestão de Pernambuco com a UFPE; o acompanhamento da regularidade fiscal, jurídica e econômica para os municípios; e a valorização e otimização dos recursos humanos na gestão escolar. Além disso, a revista traz as tradicionais seções Acontece, com uma agenda dos principais eventos na área; Cine Gestão, com uma resenha sobre a websérie The Crown; e Humor, com o fino traço do cartunista Samuca.

Revista Gestão Pública PE é editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Seplag. A publicação pode ser acessada através do endereço http://www.seplag.pe.gov.br/web/revi16/revista-16.

Ascom

Blog do Banana

Deixe um Comentário

*