Imprimir Shortlink

CHINA ACUSA GOVERNO TEMER DE BOICOTAR BRICS

imagemUm texto publicado pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua nesta terça-feira 14 mostra a preocupação do governo chinês com a mudança na política externa do Brasil após o presidente interino Michel Temer e o chanceler interino José Serra terem assumido seus cargos. A análise aponta um sinal de boicote do Brasil ao Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“O presidente interino, Michel Temer, se aproveitou para alterar a estratégia diplomática do país e deixar de priorizar as relações com os Brics”, diz trecho do artigo, assinado por editores da Xinhua no Rio de Janeiro e em Pequim. O destaque da nota da Xinhua foi feito no Blog do Vicente, do jornal Correio Braziliense.

O texto também lembra que, em um de seus primeiros discursos, José Serra disse que a “nova política externa” do Brasil visava América Latina, Estados Unidos e União Europeia. No caso dos Brics, disse apenas que “o Brasil irá se esforçar para aproveitar as ‘oportunidades’ que o bloco oferece, mas sempre tendo o comércio e os investimentos mútuos”.

A análise traz ainda a opinião do especialista Zhou Zhiwei, diretor executivo do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto de América Latina da Academia de Ciências Sociais da China. “Temer tentará fortalecer a relação com os Estados Unidos e Europa a fim de que eles reconheçam a legitimidade do governo interino, e, para tanto, será forçado a manter distância dos membros do Brics para evitar desagradar Washington”, diz ele.

Conforme afirma Paulo Silva Pinto, que assina a nota no Blog do Vicente, apesar de não ser oficial, o texto ao menos reflete a opinião de ao menos parte da elite que comanda a China. “A Xinhua é uma agência diretamente subordinada ao governo. Com 170 escritórios espalhados pelo mundo, é presidida por um integrante do Comitê Central do Partido Comunista Chinês”, lembra ele. (247)

Blog do Banana

Deixe um Comentário

ERRO: o plugin si-captcha.php informa que não foi detectado suporte no PHP para imagem GD!

Contacte o hospedeiro do seu web site e solicite que o suporte a imagem GD seja habilitado no PHP.

ERRO: o plugin si-captcha.php informa que não foi detectado suporte no PHP para imagepng!

Contacte o hospedeiro do seu web site e solicite que o suporte a imagepng seja habilitado no PHP.